Quinta-feira, Abril 18, 2024
InícioPORTUGUESES DE VALORPortugueses de Valor 2018: Nomeado Horácio Miranda

Portugueses de Valor 2018: Nomeado Horácio Miranda

 

Todos os anos a Lusopress viaja até Portugal e reúne numa gala única 100 portugueses que se distinguiram nas mais diversas áreas, dentro ou fora do seu país. Este ano não será excepção e os “Portugueses de Valor 2018” serão conhecidos na Figueira da Foz. Meses antes do evento, começamos a revelar os primeiros nomeados deste ano e Horácio Miranda é o primeiro nome a ser conhecido.

Conhecê-mo-lo no final de julho, numa altura em que as férias de verão em Portugal já dominavam as conversas em França. Pelo caminho tivemos algumas dificuldades em encontrar a sua casa, mas assim que avistámos um jardim com uma oliveira, percebemos facilmente que um português podia estar do outro lado do portão.

Era mais um final de tarde quente mas cinzento, muito diferente dos dias ensolarados que caracterizam o mês de agosto na aldeia de Horácio em Bragança. Depois de nos receber de braços abertos, de nos mostrar onde vive, surpreendeu-nos também com a sua experiência de vida. Na aldeia de Serapicos foi sempre um dos melhores alunos e sonhou até ser médico, mas no dia em que perdeu a mãe, perdeu também a vontade de sonhar.

Uma vez, na escola, fez uma aposta e saiu-lhe a sorte grande, literalmente. Desafiado pelo irmão, Horácio correu atrás de Sandra Miranda e encontrou a mulher da sua vida. Com apenas 18 anos, os dois jovens abdicaram dos estudos e vieram para França à procura de melhores condições de vida. Juntos construíram várias casas e uma família sólida, com um tronco e ramos fortes, à semelhança daquela oliveira plantada no jardim.

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares